domingo, 8 de novembro de 2015

IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Uma forma de diminuir o efeito estufa e a contaminação das águas A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Segundo ele, o óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo pia acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto. O óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo pia acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto.

 Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano. "Você acaba tendo a decomposição e a geração de metano, através de uma ação anaeróbica [sem ar] de bactérias".

Além disso, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos.

No meio ambiente os sabões podem causar um processo conhecido como eutrofização, que gera grandes problemas para os corpos hídricos e a vida aquática. Outro problema é a alcalinidade excessiva de alguns sabões e a formação de espuma.

O primeiro deve-se ao sabão ter um pH mais elevado para sua eficácia na limpeza e, quando lançado no esgoto, pode contribuir para a alteração das características naturais da água do corpo receptor.

O segundo gera um problema na oxigenação da água, pois a espuma branca na superfície impede a passagem de luz, dificultando a fotossíntese. Por isso, sempre que possível, evite o uso do sabão, busque alternativas de limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes, como por exemplo o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Sempre devemos dar preferência aos produtos que usam componentes renováveis. Quanto mais artesanal o produto, potencialmente menor a agressão ao meio ambiente. Os sabões comerciais encontrados no mercado são fabricados para serem baratos e para terem uma validade prolongada. Por conta disso, são adicionadas outras substâncias. Então, nada como fazer o próprio sabão. Assim, além de aproveitar o óleo velho usado de casa, ainda conseguimos usar um produto que temos certeza do que é feito e com menos aditivos, além de demandar menos do sistema de tratamento de esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário